Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ponte Queimada!

Um pouco de sua história!




O governador D. Antônio de Noronha mandou abrir uma estrada que, passando pelo vale, fosse até o Cuieté, no rio Doce, abaixo de Valadares. Ele governou Minas Gerais de janeiro de 1775 a fevereiro de 1780. Os operários romperam cerca de vinte léguas, através das “Matas Nacionais”, de que existe hoje apenas um pedaço, o Parque Florestal. Foi seu sucessor D. Rodrigo, quem a completou e inaugurou. Ficou conhecida como Estrada Aberta, ou do Degredo.
A “Aberta”, como era chamada, atravessava quatro grandes pontes neste Sertão: a do Piracicaba (Antônio Dias), a ponte Alta (Ribeirão do Mombaça), a Ponte Queimada, no Rio Doce, e a do Sacramento Grande (Bom Jesus do Galho). A ponte do Rio Doce, inaugurada em final de século 18, ficava pouco abaixo da atual, numa corredeira entre os saltos Jacutinga e do Inferno. Foi incendiada em meados de 1793, tomando então o nome de “Ponte Queimada”.
Quem a teria queimado? Os soldados acusavam os índios, que acusavam os soldados. O nome Ponte Queimada tem quase 200 anos e nunca se soube quem pôs fogo na ponte: uns são de opinião que os incendiários foram os degredados; outros acham que foram os próprios policiais, que desejavam acabar com aquela arriscada missão, e há quem pense que foram os índios.
O que importa para a defesa da causa da ACESITA é que, tanto a estrada, que atravessa a área do Parque Florestal, quanto a ponte sobre o Rio Doce, foram inauguradas no ano de 1782 pelo governador da Capitania de Minas Gerais, D. Rodrigo, em pessoa. Pagou caro pela aventura: quando retornou a Vila Rica estava gravemente doente, tomado pela malária.    

Observação:Fotos de Elvira Nascimento e Texto cedido por Arlaine Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário