Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Prevenção contra incêndio!


CENTRO INTEGRADO DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE A INCÊNDIOS DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE.

1-      Introdução:

            O Parque Estadual do Rio Doce, criado em 1944 e administrado pelo Instituto Estadual de Florestas/IEF desde 1962, com cerca de 36 mil ha, localiza-se na parte leste do Estado de Minas Gerais, na região do Vale do Aço, abrangendo os municípios de Marliéria (83,3, %), Timóteo (14,1 %) e Dionísio (2,6%). O Parque é a maior reserva contínua de Mata Atlântica do Estado e possui o terceiro ecossistema lacustre do Brasil, com uma grande diversidade de fauna e flora, também definido pela UNESCO como zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
O entorno do Parque do Rio Doce é bastante heterogêneo, na porção leste e sul encontram-se pequenas propriedades rurais e plantações de eucalipto de grandes empresas; no oeste predomina a pecuária extensiva e no norte encontra-se a Região Metropolitana do Vale do Aço, uma região urbana e industrial, com população de aproximadamente 400.000 habitantes (Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil). Esta diversidade provoca inúmeros impactos sobre os recursos naturais da Unidade e representa diferentes potencialidades e dificuldades para a sua integração ao desenvolvimento regional. Notadamente a região leste do município de Timóteo, que limita com a região noroeste do Parque, considerada crítica por concentrar os impactos mais graves e urgentes em função da crescente ocupação urbana desordenada que corroboram inclusive com incidência de incêndios florestais na unidade.
                        
2 – Objetivo:

  • Integrar as ações de prevenção, controle e combate a incêndios florestais do Parque Estadual do Rio Doce na sua porção com maior incidência de incêndios.
  • Formalizar a integração do IEF, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, APERAM SOUTH AMERICA, Associação de Moradores do Residencial Alphaville e Prefeitura de Timóteo nas ações de controle e prevenção a incêndios florestais.
  • Difundir a integração com as comunidades do entorno do Parque, especialmente nas ações de prevenção, controle e combate a incêndios na unidade.
           
3- Justificativa:

            O Parque Estadual do Rio Doce vem sofrendo com a ação antrópica desde a implantação de residências em seu entorno, a urbanização do regional leste da cidade de Timóteo tem colocado em risco a biodiversidade nesta área; Em 1993 o Parque sofreu incêndio de grandes proporções queimando 100 hectares, em 2011 queimou-se 37,02 Hectares, todos estes originados na porção em que o parque confronta com a área urbana.
             
4 – Metodologia

            O presente projeto consiste na implantação do Centro Integrado de Prevenção, controle e combate a incêndios florestais em imóvel do Instituto Estadual de Florestas no bairro Recanto Verde na cidade de Timóteo, que dista da unidade cerca de 400 metros.
            No local culminará a parceria interinstitucional firmada entre IEF, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Timóteo, que manterão sob regime de plantão em períodos propensos a incêndios recursos humanos e materiais que otimizarão tempo e qualidade de análise de situações de risco ao Parque; O centro contará com sistema de rádio de comunicação, veículo, internet e telefone.

           
5- Resultados esperados:

            Espera-se com a implantação do projeto agilidade no combate a incêndios florestais no Parque e seu entorno além de análises mais eficazes de situações de risco ao Parque otimizando tempo e recursos na mobilização para os incêndios.
            A aproximação física com a comunidade permitirá ações integradas de educação e sensibilização ambiental com vistas a prevenção de incêndios florestais.
           
6- Parceiros Potenciais:

3º Pelotão de Polícia Ambiental do Parque Estadual do Rio Doce
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
FUNDAÇÃO APERAM ACEISTA
Prefeitura Municipal de Timóteo
Associação de Moradores do Residencial Alphaville









Vinícius de Assis Moreira
Gerente Técnico de Unidade de Conservação IEF PERD
MASP 1152186-1



Nenhum comentário:

Postar um comentário