Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

sábado, 5 de maio de 2012

Deputados e o novo código florestal!

Notícias

Maioria dos deputados que representa Minas Gerais posicionou-se a favor do desmatamento e colaborarou para o retrocesso do Código Florestal
27 parlamentares mineiros aprovaram o texto de Paulo Piau, que anula a garantia de faixas mínimas de proteção e recomposição florestal
27 de Abril de 2012Foto Projeto
A aprovação do texto do novo Código Florestal, proposto pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG) e votado nesta quarta-feira (25), foi concluída com ampla vantagem de votos: 274 votos a favor, 184 contra e duas abstenções. O resultado, triste para todo o país, ecoa fortemente em Minas Gerais: a maioria dos parlamentares mineiros votou a favor da continuidade do desmatamento. 

O texto aprovado concede anistia total e irrestrita a quem desmatou e ainda dá brecha para que mais desmatamentos ocorram no país. Enquanto a bancada representante do agronegócio festeja, a sociedade se revolta com o tamanho retrocesso ambiental, que leva por água abaixo os avanços ambientais conquistados ao longo de décadas.

Na lista divulgada abaixo, os deputados que votaram "sim" optavam pela manutenção do texto aprovado pelo Senado no final de 2011, apoiado pelo governo e que garantia faixas mínimas de proteção e recomposição florestal. Os deputados que escolheram "não" votaram pelo relatório do deputado Paulo Piau, que anulou essas obrigações.

Na contagem dos votos, 27 deputados de Minas Gerais preferiram o texto do relator da matéria e 15 parlamentares optaram pelo texto do Senado. Entre os que votaram contra o texto do Senado e a favor de Piau, destacam-se: Vítor Penido (DEM), ex-prefeito de Nova Lima, Leonardo Quintão (PMDB), que tentou ser prefeito de BH, e Zé Silva (PTB), ex-presidente da Emater. Já entre aqueles que optaram por serem contra o texto de Piau podemos citar Marcus Pestana, ex-secretário de Saúde -- que na primeira votação na Câmara votou a favor da proposta ruralista, mas agora votou contra -- Zé Roberto (PV), Padre João (PT) e George Hilton (PRB).

Governo sinaliza veto ao texto de Piau

Com a derrota do texto do Senado, a matéria de Paulo Piau será entregue à presidente Dilma Rousseff para apreciação. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, admitiu, ontem (26), que o governo não gostou da aprovação do texto do Código Florestal na Câmara dos Deputados e sinalizou que, à presidente, não restará outra alternativa a não ser vetar parte do texto.

A possibilidade de veto foi confirmada também pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Para ela, o texto aprovado pelo Senado era melhor, foi uma construção de bom-senso e contou com a participação de deputados. Salvatti salientou a opinião do ministro sobre o possível veto da presidente: "ela já manifestou inúmeras vezes que aquilo que representar anistia não terá respaldo do governo. Então, qualquer questão que deverá ser interpretada ou na prática signifique anistia, eu acredito que isso tem grandes chances de sofrer o veto".

Fique de olho, a luta pela preservação das florestas também é sua! Divulgue para seus contatos!

Confira a lista completa dos votos dos deputados mineiros:

DEM
Jairo Ataíde: Não
João Bittar: Não
Vitor Penido: Não

PTB
Zé Silva: Não


PHS
José Humberto: Não

PMDB
Antônio Andrade: Não
João Magalhães: Não
Leonardo Quintão: Não
Mauro Lopes: Não
Newton Cardoso: Não
Paulo Piau: Não
Saraiva Felipe: Não

PP
Dimas Fabiano: Não
Luiz Fernando Faria: Não
Márcio Reinaldo Moreira: Não
Toninho Pinheiro: Não

PR
Aelton Freitas: Não
Aracely de Paula: Não
Bernardo Santana de Vasconcellos: Não

PSC
Mário de Oliveira: Não

PSD
Ademir Camilo: Não
Diego Andrade: Não
Geraldo Thadeu: Não

PSDB
Bonifácio de Andrada: Não
Domingos Sávio: Não
Paulo Abi-Ackel: Não

PTdoB
Luis Tibé: Não

PT
Gabriel Guimarães: Sim
Leonardo Monteiro: Sim
Miguel Corrêa: Sim
Odair Cunha: Sim
Padre João: Sim
Reginaldo Lopes: Sim

PV
Antônio Roberto: Sim

PCdoB
Jô Moraes: Sim

PRB
George Hilton: Sim

PSB
Júlio Delgado:Sim

PSD
Walter Tosta: Sim

PSDB
Eduardo Barbosa:Sim
Marcus Pestana: Sim
Rodrigo de Castro: Sim

PSL
Dr. Grilo: Sim

Foto: Arte original por Tiago Hoisel (http://tiagohoisel.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário