Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Capacitação movimenta Parque Rio Doce!

MARLIÉRIA - O auditório do Centro de Visitantes do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), em Marliéria, sedia, esta semana, um curso de moderadores, preparatório para as oficinas que vão elaborar o Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. Aberto na terça, o curso prossegue até sexta feira (18), com a participação de cerca de 50 pessoas, entre elas analistas das 13 regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), chefes de escritórios e coordenadores de áreas, além de representantes do instituto em Belo Horizonte.
A proposta é que os técnicos ora recebendo a capacitação conduzam as oficinas regionais, que serão realizadas a partir do segundo semestre deste ano, em todo o Estado. No total, serão nove oficinas regionais, sendo uma por mês. Quatro delas estão programadas para este ano e outras cinco em 2013. A oficina da Bacia do Rio Doce está programada para Governador Valadares, em data a ser definida.
 
Segundo Nelúci Soares, chefe de gabinete do IEF e coordenadora do curso de moderadores no Perd, a proposta é que as oficinas, posteriormente, tenham a participação dos diversos atores da sociedade como ONGs, comunidades, sindicatos e trabalhadores rurais, pesquisadores, universidades e prefeituras. “Será um grande fórum de discussão e diálogo com a sociedade em relação à biodiversidade”, afirmou Nelúci.
 
As oficinas regionais vão resultar em um documento com as diretrizes de cada bacia sobre biodiversidade, que serão debatidas numa próxima fase em um workshop estadual, quando será consolidado o documento final a ser enviado ao Conselho de Política Ambiental (Copam) e Conselho Estadual de Recursos Hídricos, para aprovação.
 
Após análise e aprovação dos dois órgãos, um decreto assinado pelo governador Anastasia vai regulamentar o projeto que será a política pública do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, que deve ser concluído até dezembro de 2013. O Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é o primeiro a ser construído no Brasil dentro da política nacional de estratégia de conservação da biodiversidade.
Estrutura
O Perd foi escolhido para a realização da capacitação dos moderadores devido à estrutura com auditório e alojamento. Segundo Nelúci Soares, é importante também pela imersão, ou seja, concentração total nos debates para que a assimilação seja efetiva.
O diretor de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas, Ivan Seixas Barbosa, é um dos participantes do curso de moderadores. Ele destaca alguns temas em debate como a sociodiversidade e sociobiodiversidade, que buscam aproximar cada vez mais a conservação das comunidades.
Segundo Ivan, a implantação de diversas unidades de conservação sem o envolvimento da população como um todo ocorreu antigamente e, muitas vezes, é até hoje rejeitada. “A ideia é que seja construído um plano de uma forma mais participativa para o desenvolvimento local das comunidades e a própria conservação da biodiversidade”, conclui o diretor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário