Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Autoridades já se mobilizam para discutir prevenção a incêndios florestais

Autoridades já se mobilizam para discutir prevenção a incêndios florestais
Gerente do Parque quer evitar ocorrência de incêndios desastrosos como de 2011
A proximidade do período de tempo mais seco no ano, geralmente a partir de julho, propício ao aparecimento e propagação de incêndios, já mobiliza autoridades na região. A direção do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), unidade que foi bastante atingida por incêndios durante o ano passado, iniciou discussão de um Projeto de Centro Integrado de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais. Nesta sexta feira (11/05), o Centro de Educação Ambiental – Oikós sediou uma reunião que contou com a participação de representantes da Policia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, IEF, IMA, Fundação Aperam Acesita, Cenibra, Associação Amigos do Parque (Aaperd) e Prefeitura de Timóteo.
A principal preocupação é com a regional Leste, em Timóteo, onde estão os bairros Recanto Verde, Alphaville e Macuco. Com densa ocupação populacional, a regional deixa vulnerável a unidade de conservação por estar localizada bem na divisa. “A gente acredita que uma aproximação física dos nossos parceiros que já compõem o plano de combate a incêndios, nessa área mais vulnerável do parque possa ter resultados mais positivos na prevenção”, afirmou o gerente do parque estadual do Rio Doce, Vinícius Moreira.
Torre desativada
Na regional Leste, já existe uma estrutura física, uma torre de vigilância da mata do Perd, que não é utilizada e serve apenas de depósito. “É uma benfeitoria que esta subutilizada, que agora a gente vai agregar e consolidar neste centro integrado, com o apoio dos parceiros”, destacou Vinicius Moreira. A torre de vigilância pode propiciar um combate imediato e resposta rápida ao aparecimento do foco ainda na sua forma mais embrionária. Segundo o gerente do Parque, a ocorrência de um incêndio, como no de 2011, movimenta uma logística enorme de mais de duzentas pessoas, veículos e até mesmo aeronaves. Daí a importância da prevenção. Alem da utilização do posto de vigilância, a ideia é a realização de atividades de educação e sensibilização das pessoas.
Discussão ampliada
Durante a apresentação do Centro Integrado, percebeu-se a necessidade de ampliação das discussões já que, tomando como base o último ano, os focos de incêndio foram registrados em vários lugares ao mesmo tempo, dividindo equipes que ainda foram prejudicadas pela distância. “Notamos que o centro integrado é uma parte importante más de uma coisa muito maior, muito mais estrutural que é o plano de incêndios da cidade”, destacou Vinicius, satisfeito com a participação e o resultado da reunião.
Como resultado do encontro, ficou marcada para o dia 21/05, no próprio Oikós, a realização de um workshop para atualização do plano de prevenção a incêndios, e a partir dele consolidar as demais ações e elaborar as diretrizes e atribuições de cada ator para realmente promover esse plano de guerra contra os incêndios no município.
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino aprovou as discussões agora sobre o plano de prevenção a incêndios para não correr o risco de ficar apagando incêndios literalmente. “Toda ação que venha trazer benefício para essa prevenção é bem vinda e o centro integrado pode ser inserido num plano que é feito aqui em Timóteo sobre incêndios florestais”, destacou Venilson. Segundo ele, no ano passado cerca de 400 hectares de áreas da empresa foram queimados, numa derrota total para a população já que provocou muita poluição, agravando até mesmo os problemas de saúde nas pessoas. “O fogo não respeita limite, na verdade ele passa pelo limite, então se cada um não fizer a sua parte, seja o aceiro que é a forma mais simples de prevenção, ele não vai ficar contido só na área da empresa. Ele vai passar para a área do município, para a área do parque e para um particular”, alertou Venilson Vitorino chamando a atenção de todos para que assumam suas responsabilidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário