Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Doce Loja em novo espaço!



Doce loja tem novo espaço e novos produtos artesanais

A Doce loja, mantida pela Associação Amigos do Parque, reinaugurada oficialmente no sábado (21/04) em novo espaço, mais amplo, confortável, e de melhor acesso aos visitantes, próximo ao Restaurante e a área de camping. No local são disponibilizadas lembranças como camisas, bonés e várias peças de artesanato, produzidas por moradores do entorno do Parque Estadual do Rio Doce. Durante a inauguração várias autoridades estiveram presentes. Entre elas o diretor do Parque, Vinícius Moreira e o prefeito de Marliéria, Waldemar Nunes, que apoiaram a iniciativa de construção do novo espaço, e o presidente da Associação Amigos do Parque, Adalberto José dos Santos.

“Produtos personalizados, com motivos relativos ao parque e a fauna e flora, eram uma reivindicação dos próprios visitantes que queriam levar para casa lembrancinhas do local”, afirmou Luiz Gonzaga de Andrade Castro, tesoureiro na Associação e membro titular do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Doce. Segundo ele, foram oferecidos treinamentos aos artesãos para a produção do tipo de lembrancinha.

Alternativa de Renda

A “Doceloja” é uma alternativa de renda para moradores do entorno da unidade de conservação e incentivo ao desenvolvimento sustentável, aproveitando o que natureza oferece. A arrecadação com a venda dos produtos é distribuída entre os próprios fornecedores. No total estão envolvidas cerca de 70 pessoas direta e indiretamente com a loja, sendo artesãos das Associações de Baixa Verde, Conceição de Minas, moradores das comunidades de Santa Rita e Cava Grande e Associação Feminina de Marliéria.


Atração

O documentarista de natureza, Fernando Lara foi uma das atrações no evento que marcou a reinauguração da Doce Loja. Para um público de cerca de cem pessoas no auditório Borun do Watu, Fernando Lara palestrou, apresentou imagens, fotos e curiosidades da Expedição Documental Rotas Verdes Brasil, realizada durante o ano passado (2011), que teve início no Parque Estadual do Rio Doce e que visitou praticamente todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário